Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Psicólogo, Psicanalista e Psiquiatra: entenda o papel de cada profissional.

September 21, 2016

Pessoas que passam por problemas graves de ordem emocional ou apresentam sintomas de algum transtorno mental, geralmente são orientadas a buscar ajuda profissional para enfrentar estes momentos difíceis. Aí vem a primeira dúvida: a quem recorrer? Psiquiatra, psicólogo ou psicanalista? 

     Como profissionais de Saúde Mental, já fomos questionados inúmeras vezes por pacientes, amigos e familiares sobre a diferença entre estes profissionais. Afinal, o que faz cada um? 

     Vamos RESUMIR as funções de cada um para acabar com as clássicas dúvidas que surgem na hora de procurar um destes profissionais.  

     Estão prontos?!

 

  

Psicólogo

 

      O profissional desta área tem formação específica na área de Psicologia e está habilitado para lidar com problemas de ordem psicológica e comportamental. O psicólogo é um profissional não-médico que pode trabalhar com sessões de psicoterapia, orientação psicológica e psicodiagnóstico (testes), entre outras atividades.

      O psicólogo é fundamental em casos de crises e disfunções do ciclo da vida, como perda de emprego, problemas de ordem profissional, dificuldades de relacionamento, luto ou ansiedade. Também é essencial no tratamento dos transtornos mentais e, quando há indicação de acompanhamento médico, o ideal é que psicólogo e psiquiatra atuem em conjunto.
      Dificuldades em ultrapassar determinados obstáculos da vida, situações do cotidiano que geram angústia constante, problemas de comportamento e relacionamento consigo e com os outros são sinais sugestivos de que é hora de procurar ajuda psicológica. O tempo de tratamento será determinado de acordo com as necessidades expostas ao longo das sessões.

 

 

Psicanalista

 

        Tendo como base de estudo as teorias do austríaco Sigmund Freud, o psicanalista trabalha para melhorar a relação do ser com o mundo. De forma geral, a psicanálise tem como objetivo auxiliar no autoconhecimento. 

        Mais do que uma cura, o que se busca é a transformação da pessoa a partir da compreensão dos seus problemas. O paciente fala tudo que vem à cabeça; cabe ao psicanalista interpretar de forma incisiva o que ele quis dizer inconscientemente.

 

        Apesar de estar inserida na Psicologia, pois é uma forma de psicoterapia, a psicanálise pode ser entendida como um campo à parte. Contudo, não existe uma faculdade específica, a formação se dá por meio de instituições de Psicanálise. Ou seja, não é necessário ser psicólogo ou psiquiatra para se tornar um psicanalista.

 

 

 

Psiquiatra

 

      Formado em Medicina e com especialização na área de Psiquiatria, este profissional está capacitado para diagnosticar problemas de ordem mental e somente com ele o tratamento pode ser feito à base de medicamentos. Depressão, Transtornos de Ansiedade, Transtorno de Pânico, Transtorno Bipolar, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Dependência química são os principais transtornos mentais que levam as pessoas a buscar tratamento psiquiátrico. Na grande maioria das vezes, se faz necessário o tratamento juntamente com o psicoterapeuta.

      O psiquiatra está apto a diagnosticar e tratar todos os transtornos mentais – sejam eles leves, moderados ou graves. Ele pode detectar a necessidade do uso de medicamentos para aliviar os sintomas de um determinado transtorno – como insônia, alteração de humor, falta de apetite. Um dos focos do tratamento com um psiquiatra é melhorar os aspectos funcionais da vida diante de uma determinada doença mental e, depois, tratar de forma gradativa e progressiva o problema. 

 

 

 

   Como podemos ver, estes profissionais possuem funções complementares, e muitas vezes é preciso um acompanhamento conjunto para se obter os melhores resultados.

   Lembramos que a idéia deste texto é resumir de forma didática as atribuições de cada um, e não esgotar o tema ou a definição de cada área da Saúde Mental. 

 

      Um abraço e até o próximo post!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 por Mente em Foco. 

Fale com a gente (21) 3856-6889

                             (21) 98816-6638

  • Facebook Social Icon

Siga nossa página.

Niterói
R. Mem de Sá, 34 / 901 - Icaraí

São Gonçalo

Av. Presidente Kennedy, 735 / 1104 - Estrela do Norte