Psicofobia: tem certeza que você não sabe o que é?
Sabe aquela sua tia distante que ja ficou internada há mais de 30 anos, mas mesmo não tendo crise ha muito tempo, a família toda tem "medo"? Sabe aquele seu amigo da época de escola que quando você descobriu que era alcoolista, pensou: "como é que pode? Ele parecia tão normal!"

A sua colega de trabalho que virou motivo de piada no escritório porque alguém descobriu que ela esta tomando "tarja preta"? Sabe a mãe da sua amiga de infância que está deprimida há meses mas se recusa a aceitar ajuda porque psiquiatra é "medico de maluco"? E, nos casos dos colegas médicos, aquele paciente que chega no plantão com dificuldade respiratória e, quando você vê que ele faz tratamento psiquiátrico, prescreve diazepam e encaminha pro especialista sem realizar exame físico, sem pedir qualquer exame ou fazer qualquer investigação?
Em 12 de abril se comemora o Dia Nacional de Combate à PSICOFOBIA. Você sabe o que é? Todos nós somos, de alguma forma, culpados pela preconceito enfrentado pelos portadores de transtornos mentais. Mudar esta realidade com informação e educação é o que queremos... e o que devemos fazer.
Um abraço e até o próximo post!